Pode parecer fácil, mas como aumentar a autoestima é um assunto bem complicado na vida de muitas pessoas. Isso porque precisamos, desde jovens, aprender a lidar com coisas, ainda que pequenas, mas que podem nos deixar para baixo se não soubermos relevar.

A adolescência, por exemplo, é o período no qual temos mais medo de receber críticas, mas é justamente nela que é necessário trabalhar a capacidade de abstração dos problemas. Conhecer a si mesmo é fundamental para isso.

Mas vamos para de falar sobre isso como se fosse fácil! Se você se identificou com o que foi dito até agora, saiba como aumentar a autoestima em 5 passos. Confira!

1 – Conhecendo a autoestima

Como já dissemos antes, conhecer a si mesmo é muito importante. Faça uma análise de como anda sua autoestima, o que você não gosta sobre ela, o que pode ser feito para melhorar.

Você costuma pensar negativo demais? Qual seu primeiro pensamento do dia? Como você se sente ao olhar no espelho? Ao se relacionar com outras pessoas? Se achar necessário, faça uma lista de respostas, mas saiba que o primeiro passo já está sendo dado.

2 – Se você pensa negativo

Se você descobriu que faz muitas críticas a si mesmo, que vive menosprezando seu trabalho, seus relacionamentos, então com certeza você tem a autoestima baixa. Para começar a solucionar esse problema e descobrir como aumentar a autoestima é preciso lutar contra essa “voz interior” que tanto te critica.

Lembre-se que você é a única pessoa que pode controlar sua mente, portanto, cada vez que pensar negativo, procure desfazer o pensamento. Por exemplo, se você pensa “estou fora de forma”, procure transformar isso para “vou começar uma dieta, ou algum exercício físico”. É preciso estabelecer metas!

3 – Cumprindo as metas

Não se engane, é preciso estabelecer metas, mas mais importante do que isso é cumpri-las.

Sua autoestima só vai melhorar a partir do momento que você identificar o que te faz sentir mal, e correr atrás da solução para o seu problema. Por isso, se você está acima do peso e se sente mal por isso, busque levar uma vida mais saudável para te deixar mais feliz.

4 – Viva em meio à positividade

De nada adianta você querer mudar sua vida e aprender como aumentar a autoestima se só vive cercado de pessoas que pensam negativo e se autocriticam o tempo todo.

Procure amizades saudáveis, que possam te colocar para cima, e busque passar a mesma positividade aos amigos. Ajuda tem que ser uma via de mão dupla. Fazer o bem também é uma boa opção para que você se sinta útil e realizado.

5 – Procure ajuda profissional

Se você sente que seus esforços para aumentar a autoestima são em vão, então significa que é hora de buscar ajuda profissional. Falamos de psicólogos, terapeutas ou até mesmo um instrutor de yoga.

Aumentar a autoestima nem sempre é fácil, principalmente para pessoas que já estão machucadas ao longo da vida. No entanto, nada é impossível, basta que a vontade de mudança venha de dentro de você.

Se você deseja um apoio mais aprofundado no assunto, e aumentar sua auto estima de forma plena se tornando uma pessoa feliz e realizada, visite este link: Como esquecer ou reconquistar um grande amor